O Que Fazer Quando a Direção Fica Dura?

by Mecânica Martins

A direção hidráulica foi uma das principais conquistas dos motoristas nas últimas décadas, pois possibilitou mais facilidade para que fossem feitas manobras com o volante. Porém, pode acontecer de que essa direção – que é bem leve – comece a apresentar problemas como fica endurecida.

 

Quando isso acontece é um grande transtorno e muitos motoristas ficam perdidos em relação a como agir. Confira algumas dicas sobre o tema e entenda melhor porque a direção pode ficar dura. Quem cuida bem do seu carro nunca fica na mão, lembre-se sempre disso!

Questão de Óleo

Uma das principais causas do endurecimento da direção hidráulica é a falta de óleo. Por isso o motorista deve ficar de olho na situação do óleo da direção de maneira que o lubrificante esteja no nível e sem que haja contaminação. No caso dos carros que possuem direção hidráulica existe um reservatório que fica localizado perto do motor.

O reservatório varia de modelo de carro para modelo de carro, porém, em geral quase todos possuem o mesmo nível que pode ser verificado com facilidade com a ajuda de uma vareta que se encontra presa na tampa ou mesmo nas marcações que existem no recipiente. Para que esteja tudo certo é importante que o lubrificante se encontre entre os níveis mínimo e máximo, nunca mais e nem menos.

A Função do Óleo

O funcionamento da direção hidráulica nos carros acontece devido ao óleo que é aplicado ao sistema. Quando o nível do óleo está abaixo do indicado acarreta no endurecimento da direção hidráulica. O óleo acima da medida indicada também deixa a direção pesada, porém, com a diferença de ser somente num lado.

Deve ser consultado o manual do proprietário para saber quanto de óleo é necessário para que a direção hidráulica funcione corretamente assim como os prazos de troca que são diferentes para todos os carros que devem se encontrar no meio entre mínimo e máximo. É essencial ficar atento ao nível de óleo regularmente, faça isso de semana em semana e também antes de fazer viagens muito longas de carro. Para fazer essa verificação será necessário que o carro esteja num local plano e o

Nível Baixo

Quando o nível de óleo está baixo a direção pode ficar pesada e pode fazer um som de rangido. Para corrigir o problema é necessário completar o que falta para chegar ao nível mínimo com o fluido que é indicado pela montadora. Verifique se não tem vazamentos no sistema o que pode justificar porque o óleo está sendo reduzido.

Pode acontecer ainda que o óleo escape por vedações que tenham sido feitas no próprio reservatório, na bomba ou então na caixa de direção. Aliás, saiba que pode ser que o vazamento passe até mesmo para dentro do carro. Nessas situações a dica é levar o carro para uma mecânica especializada.

Nível Acima

É mais comum que o nível de óleo esteja acima do indicado, nesse caso o motorista pode sentir que a direção do carro ficou pesada em geral para um lado só. O peso lateral se dá pelo fato que de sobra pouco espaço para que o óleo possa trabalhar no sistema.

Troca de Óleo

Para alguns veículos existe a necessidade de que o óleo da direção hidráulica seja trocado, contudo, isso varia e depende muito do modelo. Essa troca costuma ser indicada a partir dos 50 mil quilômetros rodados e se mostra importante fazer a consulta no manual do proprietário para ter conhecimento a respeito da situação do carro.

A troca pode ser motivada também em casos em que o óleo esteja contaminado, essa contaminação pode acontecer devido à água, substâncias estranhas e poeira. O óleo ainda pode ser trocado quando se mostra necessário fazer a manutenção do sistema de direção hidráulica. Fique atento que usar óleo contaminado ou diferente do que foi indicado pela montadora pode ocasionar mal funcionamento do volante além de resultar em desgastes nas peças que compõem o sistema de direção.

Lei do Silêncio

A direção hidráulica é silenciosa, dessa forma quando aparece qualquer ruído no seu funcionamento é um indicativo de irregularidade no sistema. Podem aparecer diferentes tipos de ruídos, os mais comuns são chiados agudos que indicam que as correias estão frouxas ou mesmo que a sua vida útil está comprometida.

Quando a Direção Hidráulica Deixa de Funcionar

Quando você sente o volante duro e difícil de guiar é um sinal de que a direção hidráulica deixou de funcionar. Se esse sistema deixa de funcionar o esforço para guiar o carro volta a ser mecânico. Dessa forma obviamente o esforço para guiar o carro se tornar muito maior.

Em geral esse tipo de falha desse sistema é atribuída a pane total da bomba, sendo assim a solução é fazer a troca da bomba. Os pneus com pressão muito abaixo do que é especificado também podem causar danos ao sistema deixando assim a direção mais pesada e trazendo desconforto para o motorista guiar o carro.

Outra possibilidade para a causa de defeito no sistema de direção hidráulica é que estejam acontecendo vazamentos no sistema.

Caso esteja com problemas traga seu carro em nossa oficina, em Balneário Camboriú na rua Marrocos n° 516

Share this article

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *