Tipos de Preparação de Motores

 

Motor Aspirado

           Todo carro que não é sobre alimentado por turbinas ou compressores mecânicos é naturalmente aspirado, ou seja, o próprio motor tem o trabalho de puxar para os cilindros a mistura ar/combustível. Para aumentar a potência desses motores o método mais comum é aumentar a cilindrada, mesmo assim raramente passa de 30% e não pode ser feito em todos os motores, só com isso o investimento já pode passar do necessário para turbinar o carro, portanto os aumentos significativos de potência em carros aspirados ficam limitados apenas para competidores devido o seu custo x benefício. Uma das poucas modificações viáveis em carros aspirados é a troca de comando, sistema de escape maior e filtro de ar esportivo, sendo que a combinação dos três daria um ganho de menos de 15% na maioria dos motores, isto se o comando não for muito bravo, pois se for o carro pode ganhar mais potência, mas ficaria com a marcha lenta irregular, gastaria mais combustível e ficaria sem torque em baixa rotação.

Vantagens: Boa quantidade de mão-de-obra qualificada.

Desvantagens: Preço elevado, baixo ganho de potência, alto consumo de combustível.

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Motor Turbo

Princípio e funcionamento do motor turbo, são bastante simples. A princípio podemos dizer que ele é composto de duas partes: os caracóis. O primeiro, consiste de uma carcaça, comumente chamada de parte “quente”, ou simplesmente turbina. Na parte quente, há uma hélice que é movimentada pelos gases de escape. Essa hélice é ligada a um eixo que aciona uma segunda hélice na carcaça ou caracol adjacente (na parte fria ou compressor) que utilizando uma geometria de pás apropriada, aspira grande quantidade de ar para seu interior. O papel do compressor é como o próprio nome sugere, injetar o ar comprimido dentro do motor.  Com maiores quantidades de ar, pode-se ter também mais combustível e, portanto explosões mais poderosas dentro de cada cilindro, gerando assim a tão desejada potência extra. As turbinas dependem de um certo giro do motor  para começar a pressurização. Não quer dizer que uma turbina pequena seja melhor.  Turbinas pequenas tem uma resposta mais rápida, ou seja, elas enchem mais rápido e em uma rotação mais baixa.

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Motor Blower

O Blower é considerado por muitos o melhor veneno a ser usado em muscle-car. Trata-se de um veneno confiável e bastante potente, deixando os carros de quatro cilindros turbinados comendo poeira. O Blower, também conhecido como Compressor Volumétrico, Supercharger ou Kompressor (nome utilizado pela Mercedes) nada mais é que uma bomba de ar ligada ao virabrequim do motor por correia que, utilizando a própria força motriz do mesmo, “empurra” mais ar que o motor aspiraria normalmente.

 

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Motor Nitro

 “Nitro” em relação aos demais venenos. O Óxido Nitroso é normalmente acondicionado em um cilindro de alumínio, disponível em uma variedade de tamanhos que variam de 2,5 lbs a 20 lbs, de acordo com cada fabricante. Considerando que o combustível está sendo adicionado ao gás nitroso, ele será introduzido comprimido e atomizado completamente. Isto promove uma melhor queima na câmara de combustão, como um resultado direto, é um aumento na força do motor tanto em hps quanto em torque. Quando comparamos os custos de preparação de um motor para alta performance, o óxido nitroso oferece mais hp em relação ao investimento que todas as alternativas conhecidas, (turbo, blower e preparação aspirada). Outra grande vantagem de instalar o sistema de Óxido Nitroso é sua habilidade para prover força imediatamente quando for solicitado. Ao contrário dos outros sistemas que geralmente costumam ter uma demora na resposta, como o tempo de reação do turbo, o embaralhar do comando bravo, temperatura alta do motor com blower e o tempo em que o motor demora em ficar pronto. Outra vantagem, vem do fato de se poder retirar e reinstalar o sistema em outro carro sem deixar marcas, e em poucas horas de trabalho. Existem sistemas que podem alcançar até 600 hps.

Preparação para ganhar potência

 

Temos também quem quer dar somente um “UP” no carro somente para ganhar um pouco de potência mas mantendo a forma original para poder rodar no dia-a-dia. Também é possível realizar este tipo de procedimento aqui conosco, aqui damos um jeito de deixar seu carro mais nervoso sem perder a sua originalidade, pois vamos somente mexer na parte interna do motor nada de externa e instalações de alta potência, pois queremos somente dar um UP, nada de preparação para Arrancadão. Iremos mexer no pistão comando de válvula, injeção eletrônica ajustar estes componeres ou talvez trocar para termos um desempenho maior no automóvel.

 

Agende agora mesmo, para preparar seu motor